As origens do Jisei tai chi chuan
No início, o Taiji Quan de Síntese foi criado por uma comissão composta por peritos das escolas Chen, Yang, Wu e Sun, e presidida por uma grande figura do TaiJi Quan da época: o mestre Chen Pang Ling (1982-1967).
Em 1936 Chen Pang Ling era o subdirector do Instituto de Artes Marciais de Nankin. Uma vez que naquela época já se verificava uma degradação e dispersão do saber prático e marcial do Taiji Quan, encarregou uma comissão de elaborar uma síntese desta prática, numa tentativa de unificar os aspectos positivos de cada uma das escolas. Procurou-se criar desta forma uma prática unificada do Taiji Quan.
Chen Pang Ling era um pugilista reconhecido destacando-se no panorama marcial da altura como um praticante apaixonado. O seu pai, que tinha recebido um ensino muito severo na corrente de Shaolin, seleccionou os melhores professores para o seu filho e este estudou o Taiji Quan na povoação de Chen Jia Kou. Chen Pang Ling utilizou os seus conhecimentos para desenvolver o Taiji Quan de uma forma racional.
A forma que praticamos actualmente no método Jisei, da escola Tokitsu Ryu, tem algumas modificações que foram incorporadas por Wang Shu Jin (1905-1981). Este foi praticamente o último herdeiro da arte de combate transmitida no monte Zhong Nan, na província de Shanxi. Este monte é conhecido como o berço do Xing Yi Quan (Tsing I Chuan): o boxe da forma e do pensamento.
O sistema desenvolvido por Wang Shu Jin é conhecido por Zhong Nan Men Pai e incorpora não só a prática do Xing Yi Quan, mas também do Pa Kua Quan (boxe das oito palmas) e do Taiji Quan. Wang Shu Jin estudou algum tempo com Chen Pang Ling e teve algumas experiências de combate com praticantes de outras escolas. Considerava que a prática de Taiji Quan apresentava alguns defeitos e insuficiências, quer do ponto de vista do trabalho energético, quer do ponto de vista da lógica do combate. Acaba por modificar a sua prática de Xing Yi Quan e de Pa Kua Quan, assim como a filosofia do Yi Ming. Desta forma construiu um Taiji Quan mais eficaz e realista, respeitando os princípios fundamentais desta arte marcial. O Taiji Quan de Wang Shi Jin reflecte plenamente o valor da escola Zhong Nan Men Pai e este baptiza a sua prática de Taiji como Zheng Zhong Taiji Quan – o Taiji da Síntese Autêntica.
Esta forma de síntese do Taiji baseia-se na realidade do combate e incorpora um grande número de técnicas subtis. Cada movimento permite ao praticante exercitar-se nos princípios do Taiji Quan e tocar na essência do Xeng Yi Quan e do Pa Kua Quan. Assim, este Taiji constitui, não só uma síntese das diferentes escolas de Taiji Quan da época (Chen, Yang, Wu e Sun), mas também das três escolas internas do sistema Zhong Nan Men Pai.
O discípulo de Wang Shu Jin, Wang Fu Lai, transmitiu esta forma de Taiji a Kenji Tokitsu. Este, através da sua prática e após testar as técnicas em várias situações de combate, modifica a forma e dá-lhe o nome de Jiseitaichi. A prática desta forma é actualmente um dos pilares da escola JiseiDo e estabelece-se como uma extensão do trabalho de Kikô desenvolvido pelo Dr. Toshihiko Yayama.