Title...

O percurso de investigação que o Mestre Kenji Tokitsu iniciou a partir de meados dos anos 70 foi ritmado por diferentes textos que, a partir de 1979, foram publicados em França, em Itália e no Japão. Trata-se de livros que são o resultado de um esforço constante de divulgação de uma visão original, devido ao seu valor teórico e cultural, do estudo e do ensino das artes marciais.
"Les Kata", por Kenji Tokitsu
Que ligação existe entre a cerimónia do chá e e as artes marciais? Qual o ponto comum entre a morte por seppuku e a arte floral?
A noção de kata trás, seguramente, respostas para estas questões. Simultaneamente filosofia, técnica, ensino, objectivo e meio, os kata esclarecem todas as diligências ligadas à ideia de perfeição. A partir de exemplos históricos concretos, mas também a partir da sua experiência pessoal em karaté, Kenji Tokitsu agarra esta noção que é essencial num país que tenta, por vezes desesperadamente, conciliar tradição e modernidade, em particular...
Budô - Le Ki dans le Sens du Combat, por Kenji Tokitsu
Originalmente, todas as técnicas das artes marciais se destinavam a provocar danos no adversário.
Como pode esta prática contemporânea ter outro sentido social?
Desde há vários séculos, que as artes marciais japonesas experimentam a possibilidade da formação do homem através de uma prática que visa dominar o adversário sem o ferir.
De que forma, pode esta prática compatibilizar-se e ser útil nas sociedades ocidentais contemporâneas?
Com os seus muitos anos de experiência Kenji Tokitsu responde...
Miyamoto Musashi, por Kenji Tokitsu
Miyamoto Musashi, é, provavelmente o mestre de sabre mais conhecido no Ocidente. Também o é no Japão, mas numa escala mais vasta. As pessoas que não se interessam pelas artes marciais, as crianças, as mulheres, os jovens conhecem-no. Musashi é conhecido, principalmente, pela sua obra "Gorin No Sho" (Escritos sobre os cinco elementos), publicado em Portugal com o título "O Livro dos Cinco Anéis". Além disso, desde o sec. XVIII que várias peças de teatro popular se inspiraram na história de Musashi e foram frequentemente representadas, o que o tornou popular...
L'Histoire du Karate-Dô, por Kenji Tokitsu
O Mestre Kenji Tokitsu (9º dan) revela neste livro sem concessões o essencial da história do karaté desde as suas origens na ilha de Okinawa ( sec.XV) até à sua implantação no coração do Japão (nos anos 1920). Com os seus conhecimentos de praticante de alto nível e traduções originais de textos antigos (dos quais alguns são aqui apresentados pela primeira vez) Kenji Tokitsu, doutor em sociologia, assina, aqui, um livro fora do comum que será um marco na literatura das artes marciais.
Uma obra indispensável para quem gosta do karaté.
L'Art du Combat, por Kenji Tokitsu
Kenji Tokitsu, fundador da escola Shaolin-mon, faz, há já muito tempo, em França um trabalho pessoal de investigação sobre as artes marciais.
“Geralmente, com o Karaté, aprende-se a agir com rapidez, precisão e a bater com força, mas, tudo isto passa pela contracção e o aumento da tensão.
Este é um dos aspectos do Karaté que coloca em causa. Aprende-se a ligar e a fechar-se sem aprender a desligar...
Méthode Des Arts Martiaux a Mans Nues, por Kenji Tokitsu
As artes marciais orientais foram introduzidas nos países ocidentais há várias décadas. Paralelamente a resultados desportivos importantes, constata-se que grande número de antigos adeptos abandona ou se afasta da prática principalmente porque tem traumatismos resultantes desse treino. Se os antigos adeptos percorreram um longo caminho para alcançar um elevado nível, foi graças ao seu método. Não haverá um desfasamento importante entre o método tradicional e o que se utiliza mais...
Onde comprar:
- Fnac Portugal
- Amazon