Disciplinas | Jisei Taiji /Tai Chi Chuan

Gestos lentos, movimentos flexíveis e execução harmoniosa para desenvolver a rapidez e a força. Sequências técnicas, que activam em profundidade cada parte do corpo, desenvolvendo uma sincronia e um dinamismo físico que geram, qualquer que seja a idade, a energia vital que é a base concreta do bem-estar.
O Jisei Taiji é uma redefinição do taichi de Síntese no sentido do reforço da saúde e da procura do bem-estar. As sequências técnicas foram reelaboradas para garantir um crescimento energético contínuo e para enriquecer gradualmente o registro gestual do corpo. Neste sentido, o Jisei Taiji pode ser considerado como a vertente dinâmica da prática do Jisei kikô. Analisado do ponto de vista técnico, o Jisei Taiji tem muitos pontos em comum com o taichi de combate. De fato, mesmo que as aplicações e as definições sejam diferentes, a forma do taichi, o taichi chuan permanece o mesmo, porque todos os gestos são extraídos das técnicas de combate. Assim, o conhecimento do significado marcial e da aplicação no combate de cada técnica permite aos que praticam o tai chi chuan somente como objectivo do bem-estar, entrar em profundidade no movimento, assimilar a sua lógica e, assim, progredir continuamente na prática.
O sistema de pensamento do taichi é muito antigo na China: o taichi é a integração dinâmica de dois elementos opostos, o yin e o yang, e encontra-se na origem de todos os fenómenos do universo. Taichi chuan significa literalmente "arte do combate segundo o princípio do taichi" (princípio do yin e do yang num sentido não místico). Embora a filosofia do taichi seja muito antiga, o taichi chuan é uma escola relativamente recente. Com efeito, seu nascimento oficial remonta a 1870. Existem actualmente grande número de escolas e de estilos.
A prática do taichi deve sempre ser associada a uma visualização mental do que se executa, visualização que produz sensações corporais concretas. Por exemplo, se movimentar lentamente as mãos imaginando tê-las mergulhado na água, pode, pouco a pouco, sentir uma resistência concreta, como se elas estivessem realmente imersas em água. É essencial, na execução do taichi, desenvolver esse género de sensação porque isso permite afinar o sistema nervoso, através do qual dirigimos as nossas acções. Com esta prática, a lentidão e a harmonia dos gestos desenvolvem força e rapidez. Além disso, esta maneira de praticar taichi torna concreta a sensação de que todos os movimentos nascem no interior do corpo. Isso torna agradável e benéficos os exercícios que por sua vez geram saúde e bem-estar.
O Jisei Taiji é composto de 3 partes, das quais cada uma é dividida em duas sub-partes. Essas seis secções são compostas em seu conjunto pela sequência de 320 movimentos e posturas técnicas. Visto que diferentes movimentos e posturas se repetem - cada um dos quais representa uma ou várias técnicas de combate - podemos identificar 93 posturas específicas na execução do kata (forma.Jp.).
Para praticar eficazmente e correctamente o Jisei Taiji , é necessário aprender essas 93 posturas. Paralelamente, é possível treinar o kikô no nível do shoshuten (que precede o nível do daishuten). Com efeito, na prática do kiko, a nesse nível, os movimentos são próximos dos do taichi. Assim podemos trabalhar de uma forma específica, agradável e eficaz sobre o aspecto energético.
O Jisei Taiji é uma redefinição do taichi de Síntese no sentido do reforço da saúde e da procura do bem-estar. As sequências técnicas foram reelaboradas para garantir um crescimento energético contínuo e para enriquecer gradualmente o registro gestual do corpo. Neste sentido, o Jisei Taiji pode ser considerado como a vertente dinâmica da prática do Jisei kikô. Analisado do ponto de vista técnico, o Jisei Taiji tem muitos pontos em comum com o taichi de combate. De fato, mesmo que as aplicações e as definições sejam diferentes, a forma do taichi, o taichi chuan permanece o mesmo, porque todos os gestos são extraídos das técnicas de combate. Assim, o conhecimento do significado marcial e da aplicação no combate de cada técnica permite aos que praticam o tai chi chuan somente como objectivo do bem-estar, entrar em profundidade no movimento, assimilar a sua lógica e, assim, progredir continuamente na prática.
O sistema de pensamento do taichi é muito antigo na China: o taichi é a integração dinâmica de dois elementos opostos, o yin e o yang, e encontra-se na origem de todos os fenómenos do universo. Taichi chuan significa literalmente "arte do combate segundo o princípio do taichi" (princípio do yin e do yang num sentido não místico). Embora a filosofia do taichi seja muito antiga, o taichi chuan é uma escola relativamente recente. Com efeito, seu nascimento oficial remonta a 1870. Existem actualmente grande número de escolas e de estilos.
A prática do taichi deve sempre ser associada a uma visualização mental do que se executa, visualização que produz sensações corporais concretas. Por exemplo, se movimentar lentamente as mãos imaginando tê-las mergulhado na água, pode, pouco a pouco, sentir uma resistência concreta, como se elas estivessem realmente imersas em água. É essencial, na execução do taichi, desenvolver esse género de sensação porque isso permite afinar o sistema nervoso, através do qual dirigimos as nossas acções. Com esta prática, a lentidão e a harmonia dos gestos desenvolvem força e rapidez. Além disso, esta maneira de praticar taichi torna concreta a sensação de que todos os movimentos nascem no interior do corpo. Isso torna agradável e benéficos os exercícios que por sua vez geram saúde e bem-estar.
O Jisei Taiji é composto de 3 partes, das quais cada uma é dividida em duas sub-partes. Essas seis secções são compostas em seu conjunto pela sequência de 320 movimentos e posturas técnicas. Visto que diferentes movimentos e posturas se repetem - cada um dos quais representa uma ou várias técnicas de combate - podemos identificar 93 posturas específicas na execução do kata (forma.Jp.).
Para praticar eficazmente e correctamente o Jisei Taiji , é necessário aprender essas 93 posturas. Paralelamente, é possível treinar o kikô no nível do shoshuten (que precede o nível do daishuten). Com efeito, na prática do kiko, a nesse nível, os movimentos são próximos dos do taichi. Assim podemos trabalhar de uma forma específica, agradável e eficaz sobre o aspecto energético.