Kenji Tokitsu (Fundador) | Biografia

Nascido no Japão, em Yamaguchi, em 1947, Kenji Tokitsu aprendeu, como todas as crianças japonesas, as bases do sumô na escola pré-primária para em seguida, aos 10 anos, se dedicar às artes marciais praticando kendo e Karate. Aos 12 anos abandona estas artes para se consagrar ao basebol e ao atletismo. O reinício das artes marciais e o início da prática desportiva do Karate tiveram lugar em 1962 quando, aos 15 anos, frequentou um dojo da escola Shito Ryu. Quatro anos mais tarde, ao entrar para a Universidade de Hitotsubashi (Tóquio) entra na escola Shotokan (o estilo de karaté mundialmente mais expandido, criado pelo Mestre Gichin Funakoshi). Membro da Associação Japonesa de Karate (JKA), o dojo de Hitotsubashi é historicamente importante para a evolução do Karate. Na época, o mestre com mais idade é Gima Shinkin (Makoto), parceiro de Funakoshi durante a célebre demonstração de 1922 no Japão. Em 1971, após ter obtido o diploma de fim de estudos, foi para Paris para ser aluno e assistente do Mestre Taiji Kase. Nessa altura, ao chegar à capital francesa, Kenji Tokitsu é um terceiro dan muito promissor, com uma paixão pelas ciências humanas e os estudos sociológicos. Inscreve-se na universidade e, paralelamente, inicia uma reflexão sobre o Karate que o leva, em 1974, após 12 anos de prática, a formular as primeiras críticas sobre a escola Shotokan. Segundo Tokitsu, demasiados atletas, com mais de 35 anos, sofriam de traumatismos nas costas e nas articulações, causados por esforços excessivos. Além disso, a prática desportiva do Karate, tornada mais rígida e esteriotipada para facilitar a sua ampla difusão, parecia-lhe ter mantido muito pouco das suas características marciais originais.
Na sequência dessas considerações, retorna ao Japão e inicia uma pesquisa sobre o Karate realmente praticado por Funakoshi. Ao re-encontrar alunos diretos daquele mestre, entre os quais os Mestres Shozan Kubota e Takagi Fusajiro, nota as diferenças entre a forma como eles praticavam e a ensinada aos alunos do Shotokan. Ele continua as suas pesquisas até chegar às raízes mais antigas da prática e estuda o estilo Shorin Ryu d'Okinawa.
Tendo abandonado definitivamente o Shotokan, consagra-se inteiramente à sua pesquisa e durante as suas estadias no Japão descobre e começa a praticar o tai chi chuan com o Mestre Yo Meiji da escola Yang (gestos lentos e amplos, cuja finalidade principal é o bem estar) e com o Mestre Matsuda Ruyuchi da escola Chen (gestos rápidos, concebidos para criar uma energia explosiva, mais orientados para o combate). Tokitsu estuda sobretudo o tai chi chuan Chen e um outro estilo particular chamado tai chi chuan de síntese. A prática e o estudo do tai chi levam-no a assumir a concepção do corpo como um conjunto líquido, o que influencia directamente as técnicas e a maneira de conduzir o combate e posiciona Tokitsu aos antípodas do registro rígido que predomina na prática actual do karate. É durante esse período que começa a estudar e praticar o kikô (Chi Kung).
É desde 1983, com a criação em Paris da sua escola Shaolin Mon Karate Dô, que estrutura um método de combate com mãos vazias que se integra nas raízes da tradição. O método é uma síntese original das artes de combate japonesas e chinesas e retoma, com um espírito novo, o objetivo tradicional das artes marciais: a busca de uma eficácia que pode durar uma vida inteira, porque é portadora de saúde e de bem estar.
Durantes todos esses anos, obtém um segundo mestrado em sociologia e publica sobre o assunto, numerosos ensaios. "A via do Karate. Para uma teoria das artes marciais japonesas" é publicado na França em 1979, seguido no fim dos anos 80 pelo "Método das Artes Marciais com mãos vazias".
Em 1989 retorna ao Japão para aprofundar os seus conhecimentos do Iai jutsu e do Kenjustu com o Mestre Tetsuzan Kuroda.
A escola Shaolin Mon Karate Dô torna-se um verdadeiro laboratório onde Mestre Tokitsu aprofunda e ensina uma síntese pessoal das práticas que permitem, em combate como na vida, alcançar a eficácia por um método que proporciona o bem estar físico e oferece aos alunos um meio de auto educação. Para isso, a partir de 1996, a escola torna-se Shaolin mon-Jisei budo.
A partir de meados dos anos 90 Mestre Tokitsu inicia uma estreita colaboração com o professor Toshihiko Yayama, imunologista, responsável pelos serviços de cirurgia e de medicina oriental do Hospital Kenritsu Byoin Kosekan da Prefeitura de Saga no Japão.
O kikô começa a fazer parte das disciplinas de base ensinadas na escola e, após alguns anos de aplicações e verificações, Yayama e Tokitsu estabelecem uma série de exercícios, o Jisei Kikô, concebidos para aumentar e conservar ao longo dos anos a funcionalidade de todas as articulações do corpo. O Jisei Kikô, que proporciona bem estar e permite aumentar a eficácia das técnicas durante os combates, foi apresentado oficialmente durante o estágio internacional que Yayama e Tokitsu organizaram em Lausanne (Suíça) no inicio de 2001.
Na sequência dessas considerações, retorna ao Japão e inicia uma pesquisa sobre o Karate realmente praticado por Funakoshi. Ao re-encontrar alunos diretos daquele mestre, entre os quais os Mestres Shozan Kubota e Takagi Fusajiro, nota as diferenças entre a forma como eles praticavam e a ensinada aos alunos do Shotokan. Ele continua as suas pesquisas até chegar às raízes mais antigas da prática e estuda o estilo Shorin Ryu d'Okinawa.
Tendo abandonado definitivamente o Shotokan, consagra-se inteiramente à sua pesquisa e durante as suas estadias no Japão descobre e começa a praticar o tai chi chuan com o Mestre Yo Meiji da escola Yang (gestos lentos e amplos, cuja finalidade principal é o bem estar) e com o Mestre Matsuda Ruyuchi da escola Chen (gestos rápidos, concebidos para criar uma energia explosiva, mais orientados para o combate). Tokitsu estuda sobretudo o tai chi chuan Chen e um outro estilo particular chamado tai chi chuan de síntese. A prática e o estudo do tai chi levam-no a assumir a concepção do corpo como um conjunto líquido, o que influencia directamente as técnicas e a maneira de conduzir o combate e posiciona Tokitsu aos antípodas do registro rígido que predomina na prática actual do karate. É durante esse período que começa a estudar e praticar o kikô (Chi Kung).
É desde 1983, com a criação em Paris da sua escola Shaolin Mon Karate Dô, que estrutura um método de combate com mãos vazias que se integra nas raízes da tradição. O método é uma síntese original das artes de combate japonesas e chinesas e retoma, com um espírito novo, o objetivo tradicional das artes marciais: a busca de uma eficácia que pode durar uma vida inteira, porque é portadora de saúde e de bem estar.
Durantes todos esses anos, obtém um segundo mestrado em sociologia e publica sobre o assunto, numerosos ensaios. "A via do Karate. Para uma teoria das artes marciais japonesas" é publicado na França em 1979, seguido no fim dos anos 80 pelo "Método das Artes Marciais com mãos vazias".
Em 1989 retorna ao Japão para aprofundar os seus conhecimentos do Iai jutsu e do Kenjustu com o Mestre Tetsuzan Kuroda.
A escola Shaolin Mon Karate Dô torna-se um verdadeiro laboratório onde Mestre Tokitsu aprofunda e ensina uma síntese pessoal das práticas que permitem, em combate como na vida, alcançar a eficácia por um método que proporciona o bem estar físico e oferece aos alunos um meio de auto educação. Para isso, a partir de 1996, a escola torna-se Shaolin mon-Jisei budo.
A partir de meados dos anos 90 Mestre Tokitsu inicia uma estreita colaboração com o professor Toshihiko Yayama, imunologista, responsável pelos serviços de cirurgia e de medicina oriental do Hospital Kenritsu Byoin Kosekan da Prefeitura de Saga no Japão.
O kikô começa a fazer parte das disciplinas de base ensinadas na escola e, após alguns anos de aplicações e verificações, Yayama e Tokitsu estabelecem uma série de exercícios, o Jisei Kikô, concebidos para aumentar e conservar ao longo dos anos a funcionalidade de todas as articulações do corpo. O Jisei Kikô, que proporciona bem estar e permite aumentar a eficácia das técnicas durante os combates, foi apresentado oficialmente durante o estágio internacional que Yayama e Tokitsu organizaram em Lausanne (Suíça) no inicio de 2001.